
Evidente que os conflitos da Segunda Guerra Mundial atrapalharam as entregas da aeronave para fins comerciais, o governo na ocasião utilizou todo o poderio industrial disponível para a guerra.
Contudo apos o termino do conflito, as aeronaves foram sendo produzidas e entregues a seus compradores, sendo a T.W.A a primeira a receber o Constellation em 01/10/1945 e em dezembro do mesmo ano fez seu primeiro voo transatlântico de Washington DC até Paris.
O L-049 é um projeto dos engenheiros da Lockheed, Kelly Johnson e Hall Hibbard, o Connie tem teto operacional de 24.000 ft (7,325 mts), velocidade de cruzeiro em 300 mph
(480 km/h) e máxima de 340 mph (547 km/h), o projeto inicial era para 40 passageiros, mais nas versões seguintes foi aumentado para até 107 passageiros.
De todas as versões produzidas a que mais agradou foi o Super Constallation, todos os Connies são quadrimotores a pistão, hélices tri pás, trem de pouso triciclo retrátil, suas asas são idênticas as do modelo militar P-38 Lightning diferindo apenas no tamanho, mais sua empenagem tripla o diferenciava e lhe dava sua silhueta elegante.
O Connies voaram em varias companhias aéreas pelo mundo, inclusive no Brasil nas cores da Panair, posteriormente Varig.
Hoje temos um em ótimo estado no Museu da Tam em São Carlos, interior de São Paulo.
Bons vôos...
By- ifol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário