Busca

domingo, 4 de março de 2012

Grandes treinadores: Piper P-28A Cherokee 140.

Nas décadas de 50/ 60, a Piper aircraft desenvolveu uma serie de modelos de aeronaves para vários nichos de mercado, instrução, taxi aéreo, uso pessoal e outros.
Nessa leva veio primeiro o Piper Comanche, monomotor de asa baixa, estrutura metálica, hélice de velocidade constante e trem de pouso retrátil, posteriormente veio à versão bimotora (twin Comanche). Cuja produção vai até meados dos anos 70.
Na seqüência vem à linha P-28, que ia de aeronaves de 02 a 04 e até 06 assentos, mais leves e de produção mais baratas que os da linha Comanche. Com varias versões de motorização, tipos de hélice fixo e variável, trem de pouso também fixo ou retrátil, está nova linha de aeronaves atendia as necessidades de mercado da época, e até hoje algumas versões são produzidas.
Mas vamos falar do P-28 Cherokee 140, um asa baixa de perfil largo, que lhe confere boa sustentação em baixas velocidades, estrutura metálica, trem de pouso fixo, hélice de passo fixo, para dois ocupantes lado a lado. Uma aeronave muito boa para instrução, de comandos fáceis e respostas rápidas, tem configuração triciclo e instrumentação básica de voo, possuí flapes, e profundor e estabilizar numa peça só. 
Seu motor um Lycoming de 140 Hp que atende bem a necessidade da aeronave, contudo alguns modelos já utilizem a versão de 150 Hp e tem instrumentação mais completa até para vôo IFR. Com velocidade máxima de 140 Mph e teto operacional de até 14,000 Ft.
No Brasil ainda existem vários aeroclubes que se utilizem do P-28, inclusive o aeroclube de São Paulo, onde já tive o prazer de voar essa aeronave.
Concorrente direto do Cessnas 150/152, mesma categoria porem asa alta.
Também muitas gerações de pilotos se formaram nas asas dessa emblemática aeronave, e sem duvida nenhuma é um grande treinador, verdade que já está chegando o momento de se aposentar, assim como os P-56, AB-115/118 e C150/152, todos com suas virtudes e defeitos tem no tempo seu inimigo maior, já existem aeronaves mais modernas e equipadas, mais com certeza para quem já voou qualquer uma dessas aeronaves, sabe o prazer que é ter seus controles nas mãos.
E embora tenham e ainda prestem um grande serviço para aviação, aos poucos serão substituídas por outras tão boas ou mais que elas, contudo sempre terão saudosistas e aficionados, e espero que muitos possam voar nessas maquinas de sonhos.
Bons vôos...
By- ifol.



Nenhum comentário: