O que é a Acrobacia Aérea |
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A acrobacia aérea é, sem dúvidas, um dos mais belos esportes radicais, tanto pela sua plasticidade quanto pela dificuldade. Até porque são poucos os que conseguem pilotar um avião com tanta perícia e habilidade.
O esporte sempre atrai multidões para as suas apresentações. Misturando a técnica com a audácia e a arte com a adrenalina, a acrobacia aérea conquista qualquer um a primeira vista.
A prática surgiu após o término da 1ª Guerra Mundial, quando os pilotos mais habilidosos começaram a realizar manobras com as aeronaves que se encontravam sem função.
Hoje em dia os aviões são projetados especialmente para o esporte, e as competições acontecem em todos os cantos do mundo. |
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História da Acrobacia Aérea: |
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O marco inicial da acrobacia aérea foi o término da Primeira Guerra Mundial. Com o final dos combates, sobraram muitos aviões, que não tinham mais utilidade. Alguns pilotos começaram então a realizar acrobacias com os aviões, que, como não eram construídos com essa finalidade, sempre ofereceram grande risco aos pilotos. A técnica aprendida durante os combates, fez com que eles adquirissem grande habilidade.
Hoje, o risco é menor, já que as aeronaves são projetadas com um maior nível de conhecimento e seguindo uma série de normas que dão maior segurança ao piloto de acrobacia aérea.
No Brasil, as primeiras referências de acrobacia aérea são de 1922, quando os irmãos italianos Robba, iniciaram as instruções acrobáticas na primeira escola de aviação do Campo de Marte em São Paulo, com uma aeronave Bleriot.
Logo depois dos irmãos Robba, surgiram grandes nomes que se tornaram verdadeiros mitos, entre eles os Comandantes Camargo e Pedroso, que, segundo os mais antigos, disputavam a mais bela passagem por debaixo do Viaduto do Chá, no centro de São Paulo.
Um nome que também marcou a acrobacia aérea brasileira foi Alberto Berteli, que começou formando acrobatas na década de 40 no Aeroclube de São Paulo e nunca mais parou. Berteli foi o responsável pelo surgimento da acrobacia esportiva na década de 70, através de seus alunos e seguidores.
A Associação Brasileira de Acrobacia Aérea (ACRO) começou a surgir com a criação do Departamento de Acrobacia Aérea do Aeroclube de São Paulo, que estabeleceu a idéia de se organizar a acrobacia no país. Com a ACRO, também veio o 1º Campeonato Paulista de Acrobacia Aérea, que foi realizado em Itu, em 1983. A ACRO só foi criada oficialmente em 1988, na sede do Departamento de Aviação Civil (DAC), no Rio de Janeiro. Hoje o DAC é a atual Anac. |
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Equipamentos da Acrobacia Aérea |
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As aeronaves utilizadas para a Acrobacia Aérea são especiais e tem uma maior disponibilidade para as acrobacias. Essa é a grande diferença para os aviões comuns. Com os modelos comerciais, não é possível realizar as manobras.
Os modelos mais utilizados atualmente são a Citabria, o Decathlon (ou o Super Decathlon), C-150 Aerobat, CAP 10 B, Pitts S-2A e S-2B.
Os outros compartimentos são parecidos com os dos aviões comuns, porém com algumas modificações. Outros itens, porém, são utilizados para dar um charme às apresentações. Como um compartimento que solta fumaça e faz desenhos no céu. Essa talvez seja a maior característica do esporte. Existem também as aeronaves puramente acrobáticas como; o Extra 300 e variantes, o Sukoy 31 e outros. No Brasil temos atualmente a Esquadrilha da Fumaça, que utiliza o T-27 Tucano da Embraer, e a Esquadrilha Oi com aeronaves T-6. Essas esquadrilhas sempre estão presentes nos grandes shows e eventos aéreos, encantando multidões. Temos também as corridas aéreas como o Red Bull air race, que nesse ano de 2007 incluiu o Brasil em seu calendário de provas.
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