
Historia do nose art
A nose art tem inicio com a primeira guerra mundial, pelos italianos e alemães.
Pelo menos é o mais preciso de que se tem de informação, os italianos pintaram monstros marinhos nos narizes de seus aviões e os alemães pintavam bocas de tubarão debaixo do spinner da hélice de suas aeronaves, isso por volta de 1913.
Alguns nose art desse período ficaram muito conhecidos como, por exemplo, o chapéu no anel do 94h esquadrão aéreo (atribuído ao tenente Johnny Wentworth),ou retroceder a mula do 95h esquadrão aéreo.de acordo com a política estabelecida pelo Brig. Do ar Benjamim Foulois do AEF, que instituiu em 6 de maio de 1918 que todas as unidades teriam sua própria insígnia visível e identificável.
Os Spad s. xlll da esquadrilha Lafayette tinham suas insígnias.
Mas o auge da nose art ocorreu na segunda guerra mundial, quando o habito de nomear os aviões e pintar cartoons e pin ups se tornou muito comum.
Durante esse período tivemos nose art muito criativas, O próprio Walt Disney cedeu seus personagens para serem utilizados como nose art, e muitos ficaram bastante conhecidos até hoje como, memphis belle, enola gay e outros.
Nos dias atuais é muito utilizado a nose art em diversas forças aéreas do mundo todo, hoje faz parte da aviação e serve para promover artistas e expressões de vários cenários pelo mundo afora.
No Brasil temos o famoso senta a pua!
Nenhum comentário:
Postar um comentário