Nas décadas de 40/ 50 a Companhia Aeronáutica Paulista, construiu uma aeronave leve para treinamento primário de pilotos e outras missões, denominada de Cap-4.Um monomotor com 02 assentos em tandem, (um atras do outro) asa alta em madeira e revestida em tela e estrutura tubular também revestida em tela, trem de pouso fixo tipo convencional e hélice de passo fixo em madeira.
Posteriormente em 1955, o projeto foi vendido para a Industria Aeronáutica Neiva Ltda.. Onde recebeu a designação de P-56 Paulistinha ou Neiva 56, inclusive a Força Aérea Brasileira operou essas aeronaves ate 1967. O Paulistinha é sem duvida um dos maiores treinadores do Brasil, serviu de plataforma para varias gerações de pilotos e até hoje é utilizado como avião de instrução, reboque de planadores entre outras funções.
Sua motorização mais comum é de motores Continental C90 ou Lyncoming O235B, que varia de 90 a 115 Hp, sua velocidade é em torno de 135 Mph e seu alcance é de 470 Km.Foram construídas varias versões e outras motorizações, e até hoje tem muitos fãs, e é sem duvida uma grande aeronave.
Bons vôos...
By-ifol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário