
Rússia acabou saindo na frente com o Tupolev Tu-144, porem depois de um grave acidente o Tu-144 foi deixado de lado, e também devido a vários problemas e a crise do petróleo os EUA deixaram de lado seu projeto, então França e Inglaterra se uniram para continuarem com a empreitada, em novembro de 1962 as empresas (BAC) British aircraft corporation e Aérospatiale assinaram um acordo de parceria na construção do avião comercial supersônico. Foram apenas construídas 16 unidades, e seus únicos operadores foram Air France e British Airways.
O Concorde como foi batizado, fez seu primeiro vôo comercial em 21 de janeiro de 1976, ligando Paris ao Rio de Janeiro com uma escala em Dakar, depois disso foram 30 anos voando e prestando bons serviços, e embora tenha ocorrido um grave acidente em 2000, sua ficha é muito boa, seus recordes até hoje não foram superados e deixou muita gente com saudade, o Concorde se aposentou em 26 de novembro de 2003, fazendo seu ultimo vôo oficial pela British Airways.
Com tudo o Concorde fez bonito seu papel, poucos achavam possível o vôo supersônico em aeronaves comerciais, mais o tempo passa e sua operação já não era economicamente viável. Uma pena!
Bons vôos...
By-ifol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário