Busca

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Mil Mi-26.

A Rússia e suas grandezas são sempre notórias, devido à guerra fria os russos desenvolveram varias maquinas monumentais, veículos de carga gigantes, aviões gigantes, foguetes, mísseis e não poderia faltar o helicóptero, esse que até hoje é produzido, contabiliza algo em torno de 270 unidades operando em diversos países, em operações  civis e militares.
Estou falando dos Mil Mi-26, o maior helicóptero do mundo, e bota grande nisso, essa maquina foi concebida nos meados da década de 70, e fez seu primeiro vôo em dezembro de 1977, mais começou a ser entregue a seus operadores a partir de 1983.
O Mi-26 pode carregar até 20 toneladas de peso, conta com um rotor principal de 08 pás e 02 motores turbo eixo Lotarev  D-136 de 11,240 SHP, com velocidade de 160 Kt.
É sem duvida um feito notável em termos de engenharia, seu custo operacional é muito alto e ele consome muito combustível, porem às vezes seu uso é muito necessário e acaba justificando todo custo.
Bom grandezas a parte, esse helicópteros já foi utilizado até pelos Americanos para transportar alguns helicópteros Chinook´s que estavam no Afeganistão, já transportou também o cadáver de um mamute congelado e muitos outros feitos.

Mais uma vez digo, ele também é grande em todos os sentidos da palavra!
Bons vôos...
By-ifol.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O Antonov An-225 Mriya.

O Antonov  An-225 Mriya, foi criado no intuito de transportar o ônibus espacial russo Buran.
Contudo só foi utilizado para essa função por poucas vezes, e até hoje é utilizado para transporte de cargas muito pesadas e de grande volume.
O An-225 foi construído pelo então, Antonov Design Bureau, União Soviética, seu projeto e construção são de meados da década de 80 e em dezembro de 1988, fez seu primeiro vôo. Apareceu em algumas das mais importantes feiras aeronáuticas, mais somente uma aeronave esta voando comercialmente.
Seu feito é enorme, pois é hoje a maior aeronave de asa fixa do mundo, isso mesmo maior do mundo operando, o Airbus A380 é alguns metros menor que o An-225.
A área de carga do 225, comporta algo como 1,500 pessoas e é capaz de carregar  mais de duzentas e cinqüenta toneladas, é muita coisa, ele também pode carregar cargas externas de grande volume, desde que tenham alguma aerodinâmica, em 2010 esteve no Brasil a serviço da Petrobras, pousou no Aeroporto  Internacional de  Guarulhos.
Seu alcance é de 15,400 km ou 4,500 km com carga máxima, seu teto operacional de 11,000 metros e sua velocidade de 865 km/h (mach: 07067), é impulsionado por seis motores ZMKB Progress Lotarev D-18T com  229,50 Kn de propulsão cada.
O Na-225 é operado por seis tripulantes e seu custo operacional é extremamente caro, o seu programa foi abandonado por conta do declínio do socialismo no mundo.
Também atuou como estrela de Hollywood, no filme 2012, enfim uma grande aeronave, em todos os sentidos da palavra.
Bons vôos...
By-ifol.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O Concorde.

Tudo começou em meados dos anos 50, governos de vários países buscavam meios mais rápidos de se viajar com passageiros, então os EUA, Inglaterra, França, Rússia entre outros começaram seus projetos de aviões supersônicos comerciais.
Rússia acabou saindo na frente com o Tupolev Tu-144, porem depois de um grave acidente o Tu-144 foi deixado de lado, e também devido a vários problemas e a crise do petróleo os EUA deixaram de lado seu projeto, então França e Inglaterra se uniram para continuarem com a empreitada, em novembro de 1962 as empresas (BAC) British aircraft corporation e Aérospatiale assinaram um acordo de parceria na construção do avião comercial supersônico. Foram apenas construídas 16 unidades, e seus únicos operadores foram Air France e British Airways.
O Concorde como foi batizado, fez seu primeiro vôo comercial em 21 de janeiro de 1976, ligando Paris ao Rio de Janeiro com uma escala em Dakar, depois disso foram 30 anos voando e prestando bons serviços, e embora tenha ocorrido um grave acidente em 2000, sua ficha é muito boa, seus recordes até hoje não foram superados e deixou muita gente com saudade, o Concorde se aposentou em 26 de novembro de 2003, fazendo seu ultimo vôo oficial pela British Airways.
Com tudo o Concorde fez bonito seu papel, poucos achavam possível o vôo supersônico em aeronaves comerciais, mais o tempo passa e sua operação já não era economicamente viável. Uma pena!
Bons vôos...
By-ifol.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Visual novo.




Olá, hoje estou lançando o novo visual do AeroBr, fizemos algumas mudanças no intuito de facilitar a visualização do Blog, algumas sutis outras nem tanto, mais espero que tenham gostado!
Gostaria de receber comentários e sugestões a respeito. Também aproveito para informar que estou editando mais 02 Blogs, um de carros e outro de motos, os endereços estão na barra de links associados, tudo que é maquina nos fascina, e nos torna crianças de novo, portanto não deixem de acompanhar, e participar nos comentários.
O importante é ter bons vôos...
By-ifol.

sábado, 3 de setembro de 2011

Aviação geral.

A aviação geral passa por um momento complicado no Brasil, crescimento da frota, falta de mão de obra qualificada, e regulamentação ora excessiva ora burocrática e muitas vezes ineficiente, sem contar com a falta de uma infraestrutura adequada.
O Brasil é um país muito grande, e onde o transporte aéreo é de extrema necessidade, sai muito mais barato para o governo construir pequenos aeroportos do que grandes rodovias.
É também muito importante o governo ajudar nossa aviação geral, pois não é só uma aviação de fim de semana, ela pode movimentar muitos recursos para nosso país, é de uma praticidade impar um avião pequeno transporta passageiros e cargas com segurança  até qualquer lugar do país.
Nossos governantes precisam abrir suas mentes para o futuro, fazer parcerias com o setor privado, abrindo mais concessões e claro fiscalizando para que não haja nenhum abuso. Nosso Brasil vai sediar uma copa e as olimpíadas e se não nos atentarmos para nossa infraestrutura, vamos passar vergonha perante o mundo.
Muito se fala e pouco se faz, o governo deveria sim subsidiar a formação de pilotos e mecânicos, diminuir os impostos do setor e de combustíveis, desonerar as tarifas pesadas que são cobradas por serviços que sempre deixam a desejar. Hoje se fala em céus abertos e de trazer mão de obra de outros países, se isso acontecer vai ser lastimável.
Todos os setores da aviação tem vários problemas para enfrentar, mais a maioria dele s esta relacionada com a alta carga tributaria , infraestrutura, falta de mão de obra e excesso de burocracia e regulamentações, sim acaba sendo repetitivo o problema e a solução também, hoje no governo todos sabem disso, mais por interesses outros pouco ou nada se faz.
Espero que esse cenário mude, e torço para no futuro próximo possamos ser uma nação de aviadores, e que  todos possam voar com segurança e com respeito as normas.
Bons vôos...
By-ifol