
Mais o tempo foi passando e o homem, foi tentando e tentando, se utilizando de observação, tentativa e erro, tentativa e acerto, até que hoje podemos voar cada vez mais alto, mais longe e já estamos indo para o espaço, depois quem sabe aonde?
As pessoas foram relatando ao longo da história seus feitos que iam de; penas coladas em estruturas de madeira ou ao próprio corpo, até os mais diversos tipos de engenhocas doidas que se suspeitassem poder voar.
Temos como prova disto a estória de Dédalo e Icáro na Grécia antiga, Que conta como eles tentaram fugir do labirinto de Minos e do Minotauro.
Temos também os desenhos das invenções de Leonardo da Vince, grande gênio do século XVIII.
Mais o grande salto ocorreu no começo do século XX, de 1900 até 1914, com os irmãos Wright e Alberto Santos Dumont. Controvérsias á parte de quem voou primeiro, ou qual vôo melhor. Tudo é o começo da aviação, bem maior da humanidade, e conquista de muitos pioneiros,renegados e geniosos personagens da história da aviação.
Confesso, vou dividir esse post em varias partes pois o assunto é demasiado longo, e de suma importância para o leitor desde Blog.
De qualquer forma, tentarei colocar os fatos em ordem cronológica e mais fielmente possível com os fatos reais.
1° Tópico:
Em 1903 os irmãos Wright, fizeram seu primeiro vôo com Flyer, um biplano. O piloto ficava deitado na asa inferior do avião. O motor localizava-se à direita do piloto, e fazia girar duas hélices localizadas entre as asas. O sistema de wing warping consistia em cordas atadas às pontas da asas que podiam ser puxadas ou afrouxadas pelo piloto, assim podendo fazer o avião girar em seu eixo longitudinal ou no seu eixo vertical, permitindo o controle do avião ao comando do piloto. O Flyer foi o primeiro avião registrado na história da aviação dotado de manobralidade longitudional e vertical - excluindo-se os planadores de Lilienthal, onde tal controle era realizado através da força do próprio tripulante.
Com um porem de ter sido catapultado para alçar vôo, e não ter sido devidamente anunciado na mídia como foi o 14-bis três anos mais tarde.
Mais indiferente disto, trouxe o fato de que poderíamos voar com algo mais pesado que o ar. Por que até então só tínhamos vôos em balões e alguns tipos de planadores.
Bom no próximo post, continuo contando mais da historia da aviação, agora sobre Santos Dumont, continua.....
Bons vôos.
By ifol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário