Busca

domingo, 26 de junho de 2011

HISTÓRIA DA AVIAÇÃO-3







A aviação teve seu período de ouro entre 1918 até 1939, antes disso de 1914 até 1918 houve a primeira grande guerra, onde se descobriu o grande potencial das aeronaves em combate. Embora fossem relativamente lentos e com poucos recursos bélicos, eram a diferença entre perder ou ganhar, por conta da necessidade da aviação militar crescer cada vez mais, também foi surgindo a necessidade de mais tecnologia, pilotos mais habilidosos, mais autonomia, armamentos e etc...
Depois da primeira guerra, o excedente de aeronaves e pilotos acabaram por proporcionar outros rumos para a aviação, como por exemplo: aviação agrícola, os circos aéreos, o correio aéreo e a própria aviação comercial.
Foi sem duvida uma era de pioneirismo e empreendedorismo, tudo era mais difícil e novo, condições precárias de navegação e conhecimento, a falta de normas e regras.Tudo isso  e  altos custos já faziam parte do meio aeronáutico, que como citado acima por conta dos conflitos mundiais vieram rumando para a aviação atual, moderna e segura.
Bons vôos...
By ifol.
 

segunda-feira, 20 de junho de 2011

É um avicoptero?

A Eurocopter vem divulgando já  a algum tempo o protótipo X3, uma aeronave hibrida, em parte avião em parte helicóptero.
Consiste num Ec 155 sem o fenestron, ele tem duas pequenas asas com hélices nas pontas, e um estabilizador horizontal e 02 verticais.
Em vôos de teste já atingiu a marca de 430 Km/h, cá entre nós é bem mais rápido que muito avião, e com a vantagem de decolar na vertical. Mais uma maquina que o tempo dirá ser ou não eficiente, depende de muitos testes, economia x autonomia, custo de aquisição entre outros, mais já é um passo em direção ao futuro.
Até mais e bons vôos...    






By ifol.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

E o futuro?







A cada dia está mais difícil andar de carro ou outros transportes terrestres no Brasil e no mundo.
Será o futuro do transporte voar? A poucos dias li numa matéria na internet, um australiano criou uma moto voadora, pelo menos está testando esse conceito. Algumas fotos e videos do invento, que me pareceu bastante interessante, na verdade eu quero uma.
Suposições a parte, para a aviação o grande desafio é consumir menos combustível, materiais ecológicos, maior capacidade e autonomia entre outros. Grandes desafios pedem grandes soluções e muita criatividade, e as grandes construtoras de aeronaves já tem muitos projetos conceitos, mais demandam muitos estudos para serem viabilizados.
O futuro é uma incógnita ainda, mais é sim necessário andar rápido em busca de dessas soluções. O planeta agradece e as pessoas precisam se locomover, ainda estamos um pouco longe do teletransportador ( da série de Tv Jornada nas estrelas) ou do carro movido a não sei que? dos Jetsons, que aliais também quero um, ele depois de te levar a seu destino, virava uma maleta, que ótimo hein?
O tempo dirá quem tem a melhor solução e sairá na vanguarda, Airbus, Boeing, Embraer e outras terão um grande desafio e talvez muito pouco tempo para se estabelecer nesta questão do futuro, da aviação, do transporte e delas mesmas.



Podendo ser individual, ou família, ou de massa o transporte é de suma importância para as empresas e nações, o mundo globalizado é exigente e se atualiza muito rápido, então todos tem que correr, e fazer o que for melhor para todos.Aliais com relação aos combustíveis é necessário pensar em outras fontes renováveis e de outras substâncias que não o petróleo.
Bom, o futuro está ai, e a sorte está lançada, basta ver o que acontece e aplaudir ou vaiar, só o tempo dirá...
Bons vôos.....http://aerobr.blogspot.com
By- ifol.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Bancas de Provas Itinerantes da ANAC


ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil - Brasil

Exames serão realizados em junho
Em junho de 2011, a ANAC ministrará provas de revalidação de Habilitações para Pilotos nas cidades de Florianópolis (SC) e Natal (RN). A inscrição poderá ser efetuada pelo e-mail inscricao.revalidacao@anac.gov.br.
No período, uma equipe de Inspetores de Aviação Civil da ANAC (INSPAC) atuará nos aeroportos de Florianópolis (SC) e Natal (RN), com a finalidade de efetuar a verificação de perícia dos candidatos aprovados no exame teórico, os quais serão atendidos respeitando-se a ordem de realização da banca de provas.
Para atender, exclusivamente, aos candidatos que já possuem inscrição no sistema de Provas On-line agendados para Campo Grande (MS), está prevista a realização de Banca extraordinária de provas iniciais nesta localidade. Estes candidatos serão contatados pela ANAC.
Observamos que será mantida a realização de provas iniciais e de revalidação nas Unidades Regionais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Informações do site da ANAC.

domingo, 5 de junho de 2011

HISTORIA DA AVIAÇÃO-02.

2º Tópico:            
Continuando a falar da  história da aviação, em 1906, mais precisamente no dia, 23 de outubro, o Aeroclube da França certificava como o 1º vôo do mais pesado que o ar, a aeronave em questão era o 14-Bis.
Ficheiro:Wk000002.jpg14-Bis, ao contrário do Flyer dos irmãos Wright, não precisava de trilhos, catapultas ou ventos contrários para alçar vôo, bem como teve muita cobertura da imprensa, de aviadores e (de cronometristas do Aeroclube da França), e é por isso que este vôo é considerado por vários especialistas em aviação como o primeiro vôo bem sucedido de um avião. 
O inventor do 14-Bis, Alberto Santos Dumont, brasileiro e residente na França, por ter lá mais estrutura e apoio para seu inventos que não foram poucos, tais como: dirigíveis e balões, funcionais ou não o tornaram visível na mídia mundial.
Também tinha uma vida social muito agitada, ia muito a eventos em seus dirigíveis, sofreu alguns acidentes.
Depois do 14-Bis, Dumont construiu o Demoiselle, o que seria o primeiro ultraleve da história.
Reza a lenda que o relógio de pulso também é uma invenção de Dumont, que para não se distrair na cronômetragem de seus vôos, pediu para seu amigo Cartier, famoso relojoeiro da época para por alças em seu relógio, verdade ou mentira? tanto faz o legado na aviação é muito maior. Mais a história não para por aqui, vamos voltar a falar destes assuntos nos próximos post´s e continuar enveredando na fascinante evolução da aviação,Até lá e, bons vôos.....


By- ifol.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Historia da aviação.

Ficheiro:Flagg biplane.jpgBom a historia da aviação remonta de muitos anos no passado, provavelmente desde sempre, pré histórico, o homem sempre observou os pássaros e outros animais que voavam, e viu ali uma possibilidade de liberdade de locomoção. Mais como chegar até lá? como funciona esse processo de voar?, sim perguntas difíceis de se responder no passado.
Mais o tempo foi passando e o homem, foi tentando e tentando, se utilizando de observação, tentativa e erro, tentativa e acerto, até que hoje podemos voar cada vez mais alto, mais longe e já estamos indo para o espaço, depois quem sabe aonde?
As pessoas foram relatando ao longo da história seus feitos que iam de; penas coladas em estruturas de madeira ou ao próprio corpo, até os mais diversos tipos de engenhocas doidas que se suspeitassem poder voar.
Temos como prova disto a estória de Dédalo e Icáro na Grécia antiga, Que conta como eles tentaram fugir do labirinto de Minos e do Minotauro.
Temos também os desenhos das invenções de Leonardo da Vince, grande gênio do século XVIII.
Mais o grande salto ocorreu no começo do século XX, de 1900 até 1914, com os irmãos Wright e Alberto Santos Dumont. Controvérsias á parte de quem voou  primeiro, ou qual vôo melhor. Tudo é o começo da aviação, bem maior da humanidade, e conquista de muitos pioneiros,renegados e geniosos personagens da história da aviação.
Confesso, vou dividir esse post em varias partes pois o assunto é demasiado longo, e de suma importância para o leitor desde Blog.
De qualquer forma, tentarei colocar os fatos em ordem cronológica e mais fielmente possível  com os fatos reais. 
1° Tópico:
Em 1903 os irmãos Wright, fizeram seu primeiro vôo com Flyer, um  biplano. O piloto ficava deitado na asa inferior do avião. O motor localizava-se à direita do piloto, e fazia girar duas hélices localizadas entre as asas. O sistema de wing warping consistia em cordas atadas às pontas da asas que podiam ser puxadas ou afrouxadas pelo piloto, assim podendo fazer o avião girar em seu eixo longitudinal ou no seu eixo vertical, permitindo o controle do avião ao comando do piloto. O Flyer foi o primeiro avião registrado na história da aviação dotado de manobralidade longitudional e vertical - excluindo-se os planadores de Lilienthal, onde tal controle era realizado através da força do próprio tripulante.
Com um porem de ter sido catapultado para alçar vôo, e não ter sido devidamente anunciado na mídia como foi o 14-bis três anos mais tarde.
Mais indiferente disto, trouxe o fato de que poderíamos voar com algo mais pesado que o ar. Por que até então só tínhamos vôos em balões e alguns tipos de planadores.
Bom no próximo post, continuo contando mais da historia da aviação, agora sobre Santos Dumont, continua.....
Bons vôos.
By ifol.