
Começo da era jato no mundo da aviação comercial e de inovações tecnológicas que ate hoje utilizamos.
O Inglês De Haviland Comet foi o primeiro jato comercial a voar no mundo, porem devido a vários acidentes graves teve uma vida curta.
Coube então a outro jato, agora Frances, continuar esse legado, foi o bi-motor Sud-Aviation SE-210 Caravelle, com algumas soluções peculiares e inovadoras. Como o formato triangular das janelas, com intuito de fortalecer a estrutura da fuselagem e os motores colocados na parte traseira da aeronave.
Foi sem duvida um sucesso comercial, teve varias versões produzidas e voou em varias companhias de diversos países, inclusive no Brasil, pela Panair, Cruzeiro do Sul e Varig. E foi o primeiro avião comercial a jato no país.
Ao todo foram 282 unidades produzidas de todas as variantes incluindo os 02 protótipos, que inicialmente eram para ate 65 passageiros e 1.000 quilos de carga com alcance de 2.000 km e velocidade em torno de 600 km/hora.
Inclusive o Caravelle foi uma das primeiras aeronaves a fazer pouso automático, sem a interferência do piloto, e embora fosse para curto e médio alcance, seu legado ficou na historia da aviação, como um avião elegante, bonito e funcional.
Bons vôos...
By-ifol.