Busca

terça-feira, 31 de maio de 2011

HELICÓPTERO.

O Helicóptero, meio versátil de transporte e com extrema variante de utilizações.
Uma engenhoca de trakitanas( se é assim que se pode dizer?), compõem o rotor principal e seu sistema de transmissão, em suma suas partes vitais, e em todo o mundo são utilizados em multi-missões, desde carga, executivo, aeromédico e outros.
Sua historia remonta de muito tempo atraz, mais a primeira ideia pouco prática de um helicóptero foi concebida por Leonardo da Vinci no século XV.
Inventores como Louis BreguetPaul CornuJuan de La Cierva y CodorniuÉmile Berlinerabriram caminho para este tipo de aeronave. Os helicópteros foram desenvolvidos e construídos durante a primeira metade de século XX, com alguma produção e alcance limitado, mas foi só em 1942 que um helicóptero projetado por Igor Sikorsky atingiu a produção em larga escala , com 131 aeronaves construídas.
Contudo seu sucesso só fez aumentar, e hoje temos em todos os países milhares de aparelhos cortando os céus, inclusive no Brasil e especificamente o sudeste, mais propriamente São Paulo tem uma, e  se não a maior (es) frotas do mundo.
Depois vamos falar mais sobre esse assunto, até lá bons vôos....

segunda-feira, 30 de maio de 2011

QUER SER PILOTO?

Hoje começo postando sobre a dificuldade de se tornar piloto, sonho de muitos, realidade de poucos.
Quase todos os garotos sonham em se tornar heróis, bombeiros, policiais e pilotos de avião/ helicóptero.
( Há e hoje em dia jogador de futebol, dá dinheiro e fama!!!).
Por exceção de herói, as outras profissões são possíveis, contudo é um ato de heroísmo conseguir se formar nelas, principalmente piloto, é muito burocrático, é muito caro, é um ambiente muito fechado e seleto.
Começa por fazer o exame medico no Hasp. (hospital da Aeronáutica), ou em clinicas convencionadas pela Anac, (Agencia nacional de aviação civil). Onde recebe o CCF ( certificado de capacidade física).
Depois um curso teórico em escolas, ou em mídias digitais e livros em casa se for para piloto privado.Faz a banca da Anac, onde adquire o CCT (certificado de conhecimento técnico).
Curso esse que é a base para formação geral, depois vem o pior que é fazer as horas de vôo. São caras demais
e as aeronaves são em geral bem antigas, isso até não seria problema se a manutenção for bem feita, porem a maioria dos aeroclubes e escolas estão sem o devido suporte das autoridades do setor.
Depois de 35 à 45 horas de vôo, o candidato a piloto se forma em piloto privado, ai novamente exame medico, para mudar a categoria do CCF, de segunda classe, para primeira classe.
E ai novamente freqüenta a escola, e faz a banca da Anac, mais e muitas mais horas de vôo, e por volta de umas 150/200 horas você se forma piloto comercial. E ai vai começar sua carreira, com muitos reais gastos, tempo e estudo, currículos e contatos e muito mais cursos e mais horas de vôo e assim por diante...
A maior questão é se você faz o que gosta, sempre vale a pena, pilotar é muito gratificante,  é poesia e liberdade e é o que basta. No final das contas é o valor de um curso bom em uma boa faculdade.
É isso, e tenham bons vôos.